Quais informações o Facebook sabe sobre você?

June 12, 2018

Não é segredo para ninguém que nós, usuários do Facebook, passamos horas diárias nos últimos anos distraidamente fornecendo dados sobre o que gostamos (ou curtimos, melhor dizendo), em que clicamos, o que seguimos e com quem interagimos. Até os mais desavisados percebem que o Facebook usa isso para ofertar anúncios mais assertivos ao que podemos vir a comprar.

 

Mas, quais informações o Facebook realmente possui sobre cada um nós?

 

Bem, desde os escândalos de vazamento de informações que atingiram o Facebook meses atrás e o parlamento europeu endurecer as regras de privacidade das informações, está mais fácil ao usuário obter as informações que são armazenadas.   Nós fizemos o teste!

 

Você pode obter seu relatório na sua página de configurações da conta do Facebook. Após solicitar receberá um e-mail de confirmação e algumas horas depois, dependendo da quantidade de informações e tamanho do relatório, receberá várias pastas com arquivos html com as informações sobre amigos, mensagens, curtidas, comentários, navegadores em que acessou, eventos, amigos, posts, aplicativos, interesses, etc. Absolutamente tudo que é feito na rede social fica registrado.  

 

Os arquivos desse autor que vós fala, um usuário regular do Facebook (não dos mais fissurados, no entanto contínuo desde meados de 2010) quando importados para o Microsoft Word resultaram em 1.798 páginas de dados soltos e detalhados. Dessa forma os dados não servem para nada além de eu reler uns e outros comentários antigos e pensar “eu escrevi isso mesmo.. rs”), e descobrir que o Facebook me enquadra na classificação “Starting Adult Life”, ou seja: “Iniciando a vida adulta”. Que responsabilidade, não? Rs.

 

Evidentemente usamos o Microsoft Excel para tratar os dados e, dessa vez, obtivemos informações mais relevantes. Apesar de disponíveis as mais variadas informações pessoais, vou me limitar a trazer algumas análises interessantes. 

 

Primeiramente me interessei em descobrir como minha lista de amigos foi sendo formada:

 

 

 

Aos que parece venho fazendo menos amigos aos longo dos anos... rs.

 

Seguindo na quesito de “Vida Social”. Para quantos eventos será que fui convidado ao longo do tempo?

 

 

 

O que eu andava fazendo em 2015 e 2016 será??!

 

Uma das minhas metas pessoas é diminuir o tempo gasto procrastinando atividades e “fazendo nada”. Mas será mesmo que eu estou usando menos o Facebook? Confira o número de vezes que eu curti e comentei ao longo do tempo:

 

 

 

Lembrando que 2018 temos uma previsão baseada na tendência dos meses acumulados do ano.

 

O Facebook mantém um registro de todos os lugares em que você (ou alguém) acessou a sua conta. As coordenadas são assustadoramente precisas. No mapa decidi trazer em escala global:

 

 

 

 

 

E aí ficou curioso em saber essas e outras informações sobre você? Trate os dados com Excel. =)

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Sobre o Autor

Rui C Mann é formado em Administração pela UFPR. É apaixonado por desenvolver e ofertar produtos que melhorem a vida das pessoas.

Recent Posts

March 17, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
Uma empresa do grupo
logo_verde_sem_borda.png

Rua Alm. Tamandaré, 500 - Alto da XV

Curitiba/PR - CEP 80040-110

(41) 9 9139-9696

Atendimento: Sábado das 08h às 12h

Excel Masters *All rights reserved* 2018

Images designed by FreePik

  • LinkedIn Social Icon