Como escolher um curso?

August 16, 2018

Quando nos deparamos com a necessidade/vontade de aprender algo novo (seja uma ferramenta técnica ou gerencial, uma competência valorizada pelo mercado de trabalho, uma habilidade que gostaríamos de melhorar, etc..) vamos em busca de algum lugar para realizar o curso e aí começa o processo de escolha de onde fazer.

 

Algumas dicas podem ajudar bastante a escolher corretamente e evitar perder tempo e dinheiro. Vamos a elas:

 

 

 

 

1 -  Leia atentamente ou informe-se a cerca dos conteúdos que compõem o curso

Você encontrará isso na Ementa do curso (outros nomes são Agenda do curso ou Programa do curso). Saber o que você irá aprender irá alinhar sua expectativa com aquilo que você encontrará e evitará que você, por exemplo, não tenha plenamente os pré-requisitos e não aproveite completamente um curso mais avançado se não possuir os níveis fundamentais mais sólidos.

 

2 - Busque recomendações e leia as avaliações

Nada melhor do que ouvir quem já fez determinado curso para saber como foram suas experiências. Nas redes sociais (google, facebook, etc) você encontrará as avaliações de quem já fez o curso e pode ajudar muito a identificar as melhores escolas. 

 

3 - Quem será o professor/facilitador

A metodologia é muito importante. No entanto, a didática e qualificação do professor que estará com a turma são fundamentais para o sucesso de um curso. Pergunte sobre o professor. Ele precisa ter nas mãos o conhecimento e, mais do que isso, precisa saber transmiti-los. É praticamente um trabalho de atrair os neurônios disponíveis na cabeça do aluno (para isso, o aluno precisa estar com os neurônios a disposição e não ocupando mexendo no celular ou pensado no jantar rss) e gravar a informação lá dentro. Assim, o aluno vai para casa e leva com ele os conhecimentos. 

 

3 - Desconfie de promessas fantásticas

É comum algumas escolas ficarem tentadas a anunciar que descobriram a fórmula mágica que ninguém mais possui e que o aluno irá aprender 10X mais rápido e irá se tornar um expert em alguns dias. Cuidado! A dedicação ainda é forma mais eficiente que temos de melhorar nossas habilidades, por isso promessas muito persuasivas podem estar atrás apenas do seu dinheiro.

 

4 -  Falando em dinheiro, avalie o que é oferecido e o que é cobrado

Quando estiver pesquisando, coloque na ponta do lápis tudo que é cobrado e compare as escolas para ver qual valoriza mais seu dinheiro. Algumas gastos que devem ser somados são: 

- Vou gastar com estacionamento?

- Além do valor do curso, há taxa de matrícula?

- O material didático é cobrado?

- Quais materiais preciso levar, quais serão disponibilizados?

 

5 - Como é a acessibilidade?

Avalie se o lugar é fácil de acessar. Como é o transporte público? É Seguro? Se for o caso, é acessível a portadores de necessidades especiais?

 

E aí  que mais você identifica como fundamental para essa escolha? Deixe nos comentários! ;)

 

Até a próxima.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Sobre o Autor

Rui C Mann é formado em Administração pela UFPR. É apaixonado por desenvolver e ofertar produtos que melhorem a vida das pessoas.

Recent Posts

March 17, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
Uma empresa do grupo
logo_verde_sem_borda.png

Rua Alm. Tamandaré, 500 - Alto da XV

Curitiba/PR - CEP 80040-110

(41) 9 9139-9696

Atendimento: Sábado das 08h às 12h

Excel Masters *All rights reserved* 2018

Images designed by FreePik

  • LinkedIn Social Icon