Quais conteúdos sobre Excel podem aparecer no meu processo seletivo?

Não importa qual sua área de trabalho, há grandes chances que você precise de certas competências no Excel para conquistar aquela posição tão almejada. Sim, engana-se quem acredita que saber utilizar o Excel só é necessário aos profissionais de exatas. Estima-se que entre 80 a 90% das empresas utilizam Excel para gerenciar seus dados e informações, então a ferramenta provavelmente vai estar presente no seu dia-a-dia.
Mas afinal, o que vai ser cobrado que eu saiba sobre Excel em um processo seletivo?
• Armazenamento e manipulação de dados: Grandes quantidades de dados juntos e desordenados não tem serventia nenhuma, porém aquela quantidade bagunçada de dados pode, na verdade, ser fonte valiosa de informações para tomar as decisões dentro do negócio. O Excel é a ferramenta preferida para o tratamento de grande quantidade de dados.
• Fórmulas e funções: Há disponíveis no Excel uma infinidade de fórmulas que obtêm automaticamente os resultados de uma série de operações que levariam horas se fossem feitas em uma calculadora. Nos processos seletivos podem exigir que você domine alguns cálculos como SOMA, SOMASE, SE, MEDIA, PROCV, CONT.NUM, CONT.VALORES, CONT.SE e outros mais.
• Elaboração de gráficos e tabelas: Criar e interpretar gráficos torna visual e objetivo os resultados que se deseja mostrar. Há situações que um belo gráfico é a forma ideal de representação. Saber qual o tipo e como utilizá-lo é fundamental. Outra forma de apresentar as informações são as tabelas dinâmicas. Tabelas automatizadas para exibir somente o necessário e facilmente reconfiguradas e atualizadas.
Se alguns desses conteúdos, ou todos eles, ainda estão fora da lista das suas habilidades, melhor não esperar o próximo processo seletivo chegar. Os cursos da Excel Masters abrangem o aprendizado dessas e das demais importantes funcionalidades do Excel. Nossas aulas são presencias e as turmas são reduzidas, para garantir 100% do seu aproveitamento.
Outras fontes:
Ig - Ig Economia – Dicas para usar melhor o Excel no trabalho.
Tags: